Foto: GNR

Os concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes ficam com proibição de circulação entre concelhos e recolher obrigatório às 13h00 no próximo fim-de-semana.

As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros, afectam os concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo. De fora ficam apenas 25 concelhos.

Falando do agravamento da situação pandémica, António Costa disse que o Governo irá decretar “medidas mais restritivas a partir da próxima semana”.

Dando seguimento à renovação do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, que vai estar em vigor entre as 00h00 do dia 8 de Janeiro e as 23h59 do dia 15 de Janeiro, o Conselho de Ministros aprovou o decreto que regulamenta as medidas a adoptar para os diferentes níveis de risco de transmissão, explica o site do Governo.

“O decreto mantém, no essencial, as regras actualmente vigentes para os concelhos de risco muito elevado e extremo, que passam a aplicar-se também aos concelhos de risco elevado. Para estes três níveis, nos dias 9 e 10 de Janeiro, determinou-se a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 e proibição de circulação entre concelhos”, lê-se.

O Governo actualizou ainda a lista dos concelhos de risco, subindo Valongo para o patamar de risco “muito elevado”. Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel mantêm-se com risco “elevado”. Veja a lista dos concelhos por nível de risco.

Ontem, o país registou mais de 10 mil novos casos de infecção por Covid-19. Hoje, o relatório da Direcção-Geral da Saúde dá conta de mais 9.927 novos casos e 95 mortes.