Francisco Pereira, aluno da Escola Secundária de Penafiel, venceu a finalíssima das Olimpíadas da Europa de 2024, que decorreu em Lousada e contou com a participação dos sete melhores alunos de cada uma das escolas participantes, que integram a região Douro Tâmega e Sousa.

Participaram, desde a primeira fase, as escolas secundárias de Lousada, de Vilela, de Alpendorada, de Felgueiras, da Lixa, de Penafiel, a Escola Secundária Joaquim Araújo, Colégio S. José de Bairros e o Externato de Vila Meã, totalizando cerca de 600 alunos.

Francisco Pereira recebeu um tablet, já o segundo classificado, Mateus Bessa, da Básica e Secundária de Vilela, em Paredes, ganhou uma coluna. O terceiro prémio foi entregue a Matilde Silva, estudante na Secundária/3 de Alpendorada, Marco de Canaveses, conquistou um dico externo e o quarto lugar foi ocupado por Mariana Lacerda, aluna na Escola Básica e Secundária de Vilela, que ganhou uma power bank.

Na sessão de abertura da cerimónia de entrega de prémios estiveram os vereadores da Juventude e Ambiente da autrquia de Lousada, Nelson Oliveira e Manuel Nunes.

Abraão Costa foi o convidado para a palestra que decorreu durante a tarde, na Biblioteca Municipal. Desde 2022 que é Embaixador do Programa Erasmus + da União Europeia desde novembro de 2022, desempenhando também de CEO/Secretário-Geral Executivo da PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural.

O Erasmus+ e a União Europeia foram os temas em destaque, com exemplos concretos de apoios que o município tem ao nível do programa europeu.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here