Foto: Tiago Fotografia (DR)

O Parque Urbano de Paços de Ferreira recebe, este domingo, dia 19 de maio, mais um encontro de carros clássicos e desportivos, sendo que, desta vez, a protagonista é a marca Nissan Datsun.

A organização é do Automóvel Clube de Paços de Ferreira e os clássicos podem ser apreciados entre as 9h30 e as 13h00. 
A marca japonesa de automóveis Nissan surgiu em 1934, embora só em 1937 tenha construído o primeiro carro. O nome resulta da junção da primeira sílaba de “Nihon” e “Sangyo”, nomes do proprietário que, quando comprou a Jidosha Seizo Co., em 1934, lhe mudou a designação.

A Datsun foi uma das marcas que ajudou a Nissan em sua estratégia de internacionalização na Europa, Estados Unidos e Ásia, após a Segunda Guerra Mundial.

A marca viveu um boom na crise do petróleo na década de 1970. Em seguida, os modelos Datsun de baixo consumo de combustível foram comercializados e eram a escolha dos automobilistas.

Globalmente, cerca de 20 milhões de carros Datsun foram vendidos em 190 países. No entanto, o nome foi eliminado a partir de 1981 com o objetivo de impulsionar a Nissan como a principal marca da empresa.

A marca ficou fora de circulação até 2012, quando a Nissan anunciou o retorno da marca Datsun e vendeu carros com o nome em países como Índia e Indonésia.

Mas as vendas dos modelos nunca pegaram e caíram nos últimos anos. Alguns dos modelos chegaram a se envolver em polémicas por não atenderem às condições mínimas de segurança. Por isso, a marca acabou por desaparecer pela segunda vez.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here