A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje, esta quinta-feira, para a existência de cerca de 80 doentes no hospital de Penafiel com uma bactéria multirresistente, uma situação já confirmada pela unidade de saúde.

Miguel Vasconcelos, dirigente da OE, explicou que cerca de 20% das 450 pessoas internadas estão atualmente infetadas. Trata-se de um número “muito elevado” e que “rapidamente se pode multiplicar e disseminar ao resto dos internados”, pondo em risco a vida das pessoas.

Miguel Vasconcelos lembrou ainda que o Hospital Padre Américo, em Penafiel, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, está subdimensionado para a região que serve cerca de 500 mil utentes, e que apreeenta “um défice de profissionais já conhecido”.

Entertanto, o hospital já reagiu confirmando que os cerca de 80 doentes contaminados por uma bactéria multirresistente estão a ser tratados de “forma eficaz”.

As bactéria multirresistente ou superbactérias são mais frequentes em ambiente hospitalar, principalmente centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva devido ao sistema imunológico mais enfraquecido dos pacientes.