Foto: Pexels/Akil Mazumder (DR)

São mais de 200 atividades que vão decorrer em Paredes, entre os dias 16 e 24 de maio, em mais uma edição da Semana do Ambiente, um evento que tem a assinatura da autarquia local, em colaboração com as Eco-Escolas e diversos parceiros. 
Durante nove dias, as ações, que visam “sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para as questões ambientais e alterações climáticas”, vão insidir sobre áreas como a energia, os resíduos, as plantas, a água, o mar, os polinizadores, a reciclagem, os parques naturais, a cultura ambiental e a biodiversidade, revela o município.
A programação da Semana do Ambiente tem início na quinta-feira, dia 16, com dezenas de atividades, destacando-se a apresentação dos projetos “Nós Propomos”, que decorre na Escola Secundária da Sobreira, e a limpeza de uma ribeira no Covão, localizada na freguesia de Cête, organizada pela Escola Básica e Secundária Daniel Faria, em Baltar, e pela APRISOF – Associação de protecção dos Rios Sousa e Ferreira.
A inauguração do Mercado de Produtos Locais da Sobreira, na sexta-feira, dia 17, às 10h00, assim como a exposição conjunta de trabalhos das escolas do Eco-Agrupamento de Vilela, nas Juntas de Freguesia de Rebordosa e Vilela, também no dia 17, a Eco-Caminhada no Parque da Cidade de Paredes, agendada para sábado, dia 18, às 10h00, e o hastear da bandeira Eco-Freguesia da Sobreira, às 11h00, na sede da Junta de Freguesia, são outras das realizações agendadas.
Na próxima semana, o destaque vai para a limpeza da praia, pelas escolas Básica de Baltar e Secundária Daniel Faria, que decorrem na Praia dos Lavadores, em Gaia, e para a ação “Encontro com um Apicultor”, na EB1 de Lordelo, na segunda-feira, dia 20.

Já o Workshop online “Explorando o fascinante mundo dos Líquenes” está marcado para terça-feira, dia 21, e a saída de campo em rede: cooperação na gestão integrada de áreas protegidas, dinamizada pela Associação Serras do Porto, na quarta-feira, dia 22.

Um dia depois, quinta-feira, dia 23, os alunos da Secundária Daniel Faria, em Baltar, participam na ‘pintura de uma sarjeta, intitulada “O Mar Começa”. 
O último dia da Semana do Ambiente é dedicado à iniciativa “BioBlitz no Parque”, que vai juntar as Eco-Escolas EBS e EB n.º 2 de Paredes, entre as 10h00 e as 11h30, no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here