No primeiro semestre de 2018 foram recolhidas mais de 15 toneladas de resíduos recicláveis nos municípios associados da Lipor que participam no projecto Festas e Romarias.

O material reciclável recolhido vai transformar-se em verbas para apoiar causas sociais, lembra a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Neste início do ano aconteceram 14 festas e romarias em que foi implementado este projecto. Segundo a Lipor, isso “resultou na sensibilização presencial de 334 comerciantes e na recolha selectiva de 15,4 toneladas de resíduos de papel, cartão, embalagens de plástico e metal e de vidro, representando um incremento de 30% face aos resultados obtidos no período homólogo”.

Em Valongo, nas festas de São João Sobrado, Santa Rita e na Feira da Regueifa e Biscoito foram recolhidos 1.960 quilogramas de lixo que terá como destino a reciclagem: 920 quilogramas de papel/cartão; 420 quilogramas de plástico e metal e 620 quilogramas de vidro.

No final do ano, este lixo, e o que ainda vai ser recolhido, vai transformar-se em dinheiro que será doado aos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Recorde-se que, no ano passado, estas corporações já receberam um donativo.

O processo é simples. Nas festas e romarias são colocados contentores identificados para os diferentes materiais e distribuídos sacos aos comerciantes para a separação de resíduos. Estão presentes equipas operacionais com vista ao incremento da separação dos materiais recicláveis produzidos no local e é efectuada a pesagem de todos os resíduos recicláveis recolhidos, explica a Lipor. Decorre ainda a par a campanha de comunicação com o mote “Os seus resíduos podem ser a peça que falta!”.

A recolha vai continuar até ao final do mês de Outubro.

Este projecto, explica a Lipor, veio dar resposta à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, fomentando a gestão sustentável dos resíduos produzidos nestas iniciativas.

A Lipor trata, anualmente, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes.