Foto: Câmara de Valongo

A Câmara de Valongo vai avançar com novo protocolo para a dinamização de clubes de teatro nas escolas do concelho em 2019-2020. O projecto Palco Lectivo, que junta a Associação Cultural – Cabeças no Ar e Pés na Terra aos agrupamentos de escolas, vai permitir a criação de oito clubes de teatro.

“A promoção do gosto pelo teatro e a consolidação de hábitos de consumo cultural entre as camadas mais jovens; contribuir para uma consciencialização no sentido de entender a Educação Artística, por via do ensino da arte dramática, como uma componente essencial de uma educação de qualidade para todos e todas; contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa; contribuir para o sucesso escolar e para a aquisição de competências nos domínios pertencentes à expressão dramática, ao nível da emanação do discurso (dicção, intensidade fónica, curva tonal, reformulação e rapidez de pensamento, etc.), de competências de leitura e de memorização textual; e contribuir de forma positiva para a socialização dos seus intervenientes e ser um espaço onde os/as alunos/as possam estimular a sua criatividade, pondo-a ao serviço da restante comunidade escolar, através de apresentações públicas de peças de teatro e de dramatizações, são as grandes metas do projecto, elenca o município.

No ano lectivo passado, entre Novembro e Junho, o projecto envolveu os seis Agrupamentos de escolas do concelho de Valongo: Agrupamento de Escolas de Campo; Agrupamento de Escolas de Valongo; Agrupamento de Escolas de Alfena; Agrupamento de Escolas de Ermesinde; Agrupamento de Escolas de S. Lourenço e Agrupamento de Escolas Vallis Longus. “Todas as semanas um/a profissional dinamizou três horas o respectivo clube de teatro dentro dos estabelecimentos de ensino”, explica a Câmara Municipal.

O trabalho inicial passou pela prática de exercícios de concentração, exploração da voz e corpo e trabalho de grupo, todos estes elementos necessários para a compreensão básica das regras e domínio dos instrumentos dramáticos. Depois os alunos começaram a explorar textos dramáticos.

“Foi dado apoio a oito clubes de teatro e foram apresentados ao público geral 10 espectáculos de teatro e 19 apresentações para público escolar e público em geral”, lembra a autarquia.

Aconteceu ainda o “Mostra-te”, um momento em que se mostrou o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo.

“De uma maneira geral parece-nos que o Palco Lectivo cresce de ano para ano, em número de espectáculos, apresentações, em número de público e sobretudo em maturidade”, descreve a proposta aprovada por unanimidade na última reunião de executivo.

Assim, este ano lectivo, o objectivo é avançar entre Outubro de 2019 e Junho de 2020 para a dinamização de oito clubes de teatro nos seis agrupamentos de escolas. A autarquia apoia o projecto com 10.800 euros.