A Câmara de Paços de Ferreira adiantou que “estarão ao serviço na noite/madrugada do dia 1 de Janeiro, cerca de 10 funcionários [da autarquia]”, estando ainda “preparado um conjunto vasto de equipamentos do município” para actuar, em caso de necessidade, face ao agravamento previsto das condições meteorológicas e aos acontecimentos e estragos registados nos últimos dias.

Numa publicação, a autarquia refere que foi realizada, hoje, uma reunião conjunta dos Serviços Municipais de Protecção Civil, Polícia Municipal, GNR de Paços de Ferreira e Freamunde, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e Freamunde, Equipa dos Serviços Sociais do Município e funcionários das Oficinas Municipais, “tendo em conta as previsões de mau tempo para a noite/madrugada da passagem de ano”.

Foi realizada “a análise da situação ocorrida no dia de ontem em várias zonas do concelho” e “consensualizada a forma como as diversas entidades irão actuar no terreno, caso se confirmem as previsões meteorológicas para o dia 1 de Janeiro.

Além dos funcionários municipais, também GNR, Bombeiros Voluntários e Polícia Municipal vão estar “totalmente disponíveis para ocorrer a qualquer situação, num trabalho que será realizado em rede e em total articulação”, promete o município.

Segundo a Câmara, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente a partir das 00h00 do dia 1 de Janeiro, aviso que se manterá até às 12h00 do mesmo dia. “Está também previsto vento forte, com rajadas até 90km/h, já a partir da noite desta sexta-feira. Face a estas previsões e atendendo à total saturação dos solos, pedimos a todos os munícipes que redobrem os cuidados”, lê-se.