O Cais Cultural de Caíde de Rei promove, entre 26 e 27 de Janeiro, a festa do Sarrabulho Doce, certame gastronómico que é já uma referência no concelho e na região.

Já este sábado, no âmbito da Festa do Sarrabulho Doce, decorre o 1.º Capítulo da Confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei, estando prevista a entronização 21 confrades fundadores, que vão ser apadrinhados pela Confraria do Bazulaque, de Meinedo.

Segundo o presidente da Associação Cais Cultural de Caíde de Rei, esta é uma actividade anual com o intuito de entronizar novos confrades, promover esta iguaria e fortalecer os laços entre confrarias.

Ao Verdadeiro Olhar, Luís Peixoto explicou que este é mais um projecto do Cais Cultural, uma vez que, desde 2013, é realizada no Cais uma actividade gastronómica cujo sarrabulho doce é o anfitrião.

“Ao longo dos anos foi-se amadurecendo a ideia de criar uma confraria, pois percebíamos que se tratava de um doce típico da nossa terra que tinha muito potencial e que era praticamente desconhecido na região. Foi numa assembleia-geral de sócios do Cais que se avançou com a proposta de criação da confraria, que estudasse, valorizasse e defendesse o sarrabulho doce. O Cais Cultural é a sede da Confraria”, disse, salientando que a organização prevê que acorram a Caíde de Rei cerca de 100 pessoas, entre confrades e familiares, a confraria madrinha e outras confrarias convidadas.

Falando da forma como vai decorrer o evento, Luís Peixoto realçou que o 1.º Capítulo tem início às 9h30 com a recepção aos convidados e servir do pequeno-almoço no sótão do Cais Cultural de Caíde de Rei, seguido da cerimónia de entronização às 11h00 no Auditório do Cais, que terá projecção de vídeos, entronização dos confrades, discursos e momentos musicais.

“Curiosamente, fomos percebendo que em todo o concelho de Lousada a freguesia de Caíde de Rei é a que mais tem a tradição do sarrabulho doce”

No final, o destino é a Casa de Vila Verde, também em Caíde de Rei, onde será tirada a foto de família e será servido o almoço de rojões com o sarrabulho doce à sobremesa.

O presidente da associação Cais Cultural manifestou, também,  que no concelho de Lousada, a tradição de degustar o sarrabulho doce tem em Caíde de Rei o seu principal embaixador.

“Curiosamente, fomos percebendo que em todo o concelho de Lousada a freguesia de Caíde de Rei é a que mais tem a tradição do sarrabulho doce, existindo mesmo pessoas do nosso concelho que desconheciam este doce. Felizmente, desde 2013, no Cais Cultural com a Festa do Sarrabulho Doce, esta iguaria tornou-se menos desconhecida, quer em Lousada, quer na região”, expressou.