Depois de PCP e Bloco de Esquerda terem apresentado, na semana passada, na Assembleia da República, propostas a recomendar ao actual Governo do PS a construção do IC 35, o PS Penafiel emitiu um comunicado em que manifesta “repúdio pelos aproveitamentos políticos desonestos” em relação a esta obra.

“É público que foi o Governo anterior, presidido por Pedro Passos Coelho, que lançou o concurso para a construção do primeiro lanço do IC 35 entre Penafiel e Rans, tendo as propostas dos empreiteiros concorrentes já sido mesmo abertas. Esse compromisso foi assumido e cumprido por Pedro Passos Coelhos, aquando da sua visita a Penafiel, onde também referiu que o troço restante até Entre-os-Rios seria lançando em 2017”, refere o documento.

Estas propostas do PCP e BE são “intelectualmente desonestas”, critica o PSD. “Só assim não será se for intenção do Partido Socialista, actualmente no Governo, de anular o referido concurso lançado pelo Governo do PSD/CDS-PP”, acrescentam, justificando o voto contra do PSD nacional sobre estas propostas.

“Todos sabemos que o IC 35 não será construído em consequência de resoluções da Assembleia da República, mas sim através de decisões concretas dos Governos”, argumentam.

“O PSD Penafiel exorta o actual Governo a não anular o concurso lançado pelo anterior Governo para a construção do primeiro lanço do IC 35 entre Penafiel e Rans, adjudicando a obra com urgência, e a manter os timings para a construção do segundo troço até Entre-os-Rios, lançando o concurso em 2017, como previsto”, termina o documento.