Há 20 anos, o Conservatório do Vale do Sousa propôs às escolas do ensino básico e jardins-de-infância do concelho aulas de música, em regime de coadjuvação, leccionadas por professores com formação na área, através do projecto “Brincando Musicando”.

O projecto-piloto arrancou em quatro jardins-de-infância – Cristelos, Silvares, Igreja -Macieira e Casais – e foi crescendo. Segundo a autarquia, no ano lectivo de 2018/2019 foram 25 os estabelecimentos de ensino onde o projecto foi promovido, entre ensino público e particular.

As comemorações envolvem a realização do espectáculo “Rei Leão”, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, no dia 4 de Junho, pelas 18h30, inserido no Festival VILA.

“A convergência de vontades por parte de todos os intervenientes fez com que ao longo destes anos o projecto se tenha desenrolado com enorme sucesso. Estes 20 anos devem-se, também, a todo o apoio que temos por parte dos directores dos vários agrupamentos, das coordenadoras do pré-escolar, das educadoras, das comissões e associações de pais e claro dos próprios pais”, refere a direcção do Conservatório de Música do Vale do Sousa.

Apesar de, em 2005, o projecto “Aprender ao ritmo da música” ter passado a ser uma das actividades da “Escola a Tempo Inteiro”, que hoje são as Actividades de Enriquecimento Curricular, o “Brincando Musicando” ficou no terreno sob o domínio do Conservatório do Vale do Sousa em estreita articulação com os agrupamentos de escolas e as comissões e associações de pais, descreve a Câmara Municipal.

Também o facto de a música ter sido inserida nas AEC permitiu que chegasse a todas as crianças que frequentam as escolas do concelho.

A autarquia lembra que a aprendizagem da música está associada ao desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, da auto-disciplina, da concentração e também exercita a consciência rítmica e estética, a que se juntam a imaginação e socialização dos alunos.

“Este projecto, desenvolvido junto dos alunos dos jardins-de-infância, tem como principais objectivos permitir que os mais pequenos possam experienciar diferentes tipos de culturas musicais e instrumentos, explorar diferentes processos comunicacionais, formas e técnicas de criação musical, produzir e realizar espectáculos diversificados, bem como assistir a diferentes tipos de espectáculos em que os conhecimentos são aplicados”, informa a autarquia.

Além de as crianças terem a oportunidade de conhecer e aprender diferentes vertentes musicais, desde a música erudita até ao jazz, pop, étnica, entre outras, todo o trabalho é feito com jogos musicais em que a criança é estimulada a criar instrumentos com a própria voz.