O Mercado Agrícola da Sobreira, que nasceu no edifício com mais de 100 anos, foi recuperado pela autarquia de Paredes e inaugurado esta sexta-feira.

O imóvel, que tem uma longa história ao serviço da comunidade local, já serviu de Junta de Freguesia, sede da Casa do Povo, Posto médico, sala de teatro e cinema, espaço de reuniões da comunidade e sala de aula, entre outras utilizações.

A autarquia optou por requalificá-lo, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural, que permitiu a implementação do projeto “Mercado Agrícola da Sobreira”.

Este novo espaço terá várias valências, para além de mercado, vai acolher várias atividades e exposições, sendo que a venda de produtos agrícolas será quinzenal, estando aberto ao sábado, entre as 8h00 e as 17h00.

A inauguração do espaço incluiu a abertura de uma Exposição Temporária, que reúne um conjunto de trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto “A União Europeia Está na Minha Escola”, dinamizada pelo município e Centro Europe Direct Área Metropolitana do Porto, e que contou com a participação de cerca de 500 alunos, de oito jardins de infância de Paredes.

Aquando o cortar da fita do espaço, Alexandre Almeida, autarca da Câmara Municipal, salientou a grandiosidade da recuperação deste imóvel, pelo seu “significado e pela sua história ao longo dos últimos 100 anos”. Por isso, o líder do município, não tem dúvidas que é “um espaço muito importante para os sobreirenses e que será bem rentabilizado”.

Para além dos elementos do executivo municipal, a cerimónia de inauguração contou com o representante da AderSousa, José Sousa Guedes, o padre Pedro Silva, produtores agrícolas locais e cerca de uma centena de crianças dos Jardim de Infância e Escola Básica da freguesia.