Seis hectares de terra no centro de Alfena vão dar origem ao Parque do Vale do Leça, um espaço verde e de lazer que quer dar mais qualidade de vida à população, tornando-se num ponto de encontro de gerações.

O projecto está a ser desenvolvido pela Junta de Freguesia de Alfena que, depois de negociar o uso dos terrenos, vai agora avançar para a construção de quatro quilómetros de caminhos pedonais no espaço. As obras arrancam ainda este mês e os percursos estarão concluídos em Julho.

Além de relvar e plantar árvores, os objectivos passam ainda por construir equipamentos como um parque infantil e um skateparkque, que nascem ainda este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo. Segundo Arnaldo Pinto Soares, presidente da Junta de Freguesia de Alfena, o sonho passa ainda por construir uma sala de espectáculos ao ar livre. Através de uma candidatura, a junta espera ainda recuperar muros e criar estacionamento. O município já prometeu apoiar a recuperação do moinho existente.

“O Parque do Vale do Leça vai transformar Alfena”, garante Arnaldo Pinto Soares. O autarca acredita que será possível ligar a zona de São Lázaro ao Espaço Multiusos, permitindo que a população deixe de viver de costas voltadas para o Rio Leça.

Este novo espaço verde vai servir uma população de 20 mil habitantes, criando uma centralidade em Alfena. Ao lado, está também para nascer a obra do futuro centro de saúde da freguesia.

“Alfena tem tido crescimento, mas é preciso que seja acompanhado de desenvolvimento e, para isso, é preciso investimento público”, defende o autarca. Dinâmica em termos empresariais, a freguesia tem captado vários investimentos, tanto que já não há espaço nas zonas industriais, dá como exemplo o presidente da junta.  “Dos 600 mil euros angariados pelo município em 2016, em taxas e licenças, cerca de 540 mil euros tiveram origem em Alfena”, sustentou. Por isso, Arnaldo Pinto Soares defende que tem que haver mais investimento da Câmara de Valongo em Alfena.