Em 2020, passarão a ser as juntas de freguesia do concelho de Paredes a assumir a limpeza das ruas.

Segundo o presidente da câmara, essa delegação de competências para a limpeza das vias municipais será um dos grandes investimentos para o próximo ano.

Alexandre Almeida revelou, ontem, que esta competência já estava delegada nas grandes cidades, nomeadamente nas freguesias de Rebordosa, Lordelo e Paredes, à excepção de Gandra, em que não houve acordo quanto aos valores.

Mas a partir de Janeiro, a função será assumida em todas as freguesias. “A Câmara tinha protocolo de delegação de competências com as freguesias de 550 mil euros anuais que lhes dava competências para fazer a manutenção nos centros escolares. Mas apesar disso, as juntas tinham dificuldade em fazer essa manutenção e a câmara acabava por ser sempre chamada para a fazer ou tínhamos de ir fiscalizar”, explicou. Por isso, “a partir de Janeiro toda a manutenção dos centros escolares passa a ser da câmara e esses 550 mil euros passam a ser destinados à limpeza de ruas”, justificou.

Publicidade

A verba vai ser ainda reforçada. “No próximo ano vamos investir 850 mil euros em limpeza de ruas. Estamos a falar de um esforço de mais de 70 mil euros por mês e nenhuma junta de freguesia vai dispor de menos de 2.000 euros por mês para limpar a sua freguesia”, garantiu.

Haverá freguesias, como é o caso de Paredes, que receberá cerca de 15 mil euros mensais. Em Lordelo e Rebordosa o valor rondará os seis mil euros, deu ainda como exemplo, referindo que os valores têm em conta a grandeza do território e população.