A Câmara Municipal de Lousada assinalou o Dia dos Namorados com uma actividade em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Unidade de Cuidados à Comunidade de Lousada e o Serviço Flor-de-Lis.

O público-alvo desta acção, que teve lugar no dia 12, foram os alunos do 10.º e 12.º anos da Escola EB 2/3 e secundária de Lustosa.

Os objectivos da palestra passaram por dar a conhecer projecto do IPDJ de voluntariado de longa duração “Namorar com fair-play” orientado para a criação de uma Bolsa Local de Animadores, de modo a desenvolver iniciativas com alunos do 3.º ciclo e ensino secundário.

“Os factores mais importantes passam pela prevenção da vitimização, o combate à violência no namoro, a eliminação de estereótipos de género e a promoção de relações interpessoais e sociais promotoras de igualdade de género com vista à promoção de uma cultura de cidadania activa e de não-violência”, explica nota de imprensa.

Os responsáveis pelo serviço Flor-de-Lis reforçaram a importância do combate à violência no namoro.

Recorde-se que segundo um estudo da União de Mulheres Alternativa e Resposta mais de um quarto dos jovens considera a violência psicológica algo natural e cerca de 31% dos rapazes acha legítimo pressionar a parceira para ter relações sexuais. Dados da Polícia de Segurança Pública mostram que o número de participações de casos de violência no namoro aumentou para o dobro entre 2013 e 2014.

O Flor-de-Lis informou os jovens da possibilidade de poderem pedir ajuda, através da linha directa 255 820 551 ou por e-mail ana.faria@nullcm-lousada.pt ou, ainda, presencialmente todas as quartas-feiras entre as 9h00 e as 12h30.

 

 

Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

A participação da UCC Lousada nesta iniciativa surge através do Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar que comporta várias medidas, tais como a formação dos profissionais de saúde escolar, a disponibilização de recursos pedagógicos que facilitem a aplicação dos conteúdos curriculares em educação sexual previstos para os vários níveis de ensino.

Também o apoio para a implementação de Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno no âmbito da educação para a saúde e educação sexual e a promoção de iniciativas de complemento curricular que contribuam para dinamização da educação sexual na escola, como a que decorreu, que teve como mote a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.