Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel entre os concelhos com menor percentagem de pensionistas

Em 23% dos concelhos do país há mais reformados do que trabalhadores, mas nestes municípios o panorama é inverso

0

Em 23% dos concelhos do país há mais reformados do que trabalhadores. Segundo dados do Instituto da Segurança Social divulgados pelo Jornal de Notícias, esta medida de envelhecimento do país é reflexo da baixa natalidade e da maior esperança média de vida.

Estes municípios estão sobretudo em regiões como Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo. No litoral, em zonas mais industrializadas, o número de trabalhadores é bem superior ao de pensionistas.

Albufeira, Lousada e Paços de Ferreira lideram a lista de concelhos do país onde o rácio é favorável. Nestes concelhos existem três trabalhadores por cada reformado.

Em Lousada existem 18.924 empregados e 6017 pensionistas, ou seja, 31,8% de reformados. Em Paços de Ferreira, são 22320 trabalhadores no activo para 7.265 pensionistas (32,5%).

Na lista dos concelhos do Continente que têm mais pessoas a trabalhar do que reformados, divulgada pelo JN, estão ainda Paredes, com 31099 empregados para 10.716 pensionistas (34,5%), e Penafiel, com 24477 trabalhadores para 9.735 reformados (39,8%).

De realçar que estes municípios do Vale do Sousa são conhecidos por serem dos mais jovens do país.