Nas autárquicas de 26 de Setembro, o Partido Socialista reforçou a maioria na Câmara de Lousada e elegeu mais um vereador.

Ontem, o presidente da Câmara, Pedro Machado, já fez a redistribuição de pelouros. Todos os vereadores do PS vão tutelar áreas e estar ao serviço do município a tempo inteiro. A única cara nova é a de Maria do Céu Rocha.

Houve quem perdesse áreas e que passasse a tutelar outras.

O presidente da Câmara guardou para si os pelouros da Gestão Financeira, Assuntos Jurídicos e Contencioso, Diplomacia Económica, Relação com o Munícipe e Coordenação das Relações com as Juntas de Freguesia. Assumirá ainda a Gestão Organizacional e Modernização Administrativa e o pelouro das Tecnologias de Informação (este último, em parte, sob a alçada de António Augusto Silva no mandato anterior).

Pedro Machado abre mão de dois importantes pelouros que passam a ser tutelados por Nelson Oliveira: Ordenamento do Território e Urbanismo e Licenciamento de Actividades Económicas.

Nelson Oliveira manterá também a tutela das áreas da Juventude, Habitação e Saúde, mas ‘perde’ alguns pelouros, como é o caso da Acção Social, do Turismo e do Emprego.

O vereador (e no anterior mandato vice-presidente da Câmara) Manuel Nunes continua com os pelouros do Ambiente, Natureza e Clima, Cultura, Obras Municipais, Energia, Transportes, Mobilidade e Trânsito e ganha ainda o pelouro do Turismo e Desenvolvimento Rural (agricultura, floresta e ofícios tradicionais). ‘Perde’ para Maria do Céu Rocha a área das Feiras e Mercados.

A nova vereadora foi “roubar” pelouros a quase todos. Ficou com a Acção Social que era de Nelson Oliveira e o pelouro da Formação e Emprego (que no anterior mandato estava dividido entre António Augusto Silva e Nelson Oliveira). Acumula ainda as áreas da Igualdade e Inclusão e de Desenvolvimento Social e Económico.

Por último, o vereador António Augusto Silva mantém a Educação; Desporto; Comunicação e Protecção Civil. Ganha ainda um novo pelouro: Bem-estar Animal.

Nos vereadores do PSD/CDS-PP, Simão Ribeiro e Carlos Nunes, que completam o executivo em funções, não foram delegados pelouros.

Ainda não foi nomeado o vice-presidente da Câmara de Lousada neste mandato.