A ‘Jornada Principal’, AJP, e a população local vão apelar o Parlamento Europeu (PE), nomeadamente à Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar, para que se cumpra o disposto no Artº 37 da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. A disposição sustenta que “todas as políticas da União Europeia devem integrar um elevado nível de proteção do ambiente e a melhoria da sua qualidade, e assegurá-los de acordo com o princípio do desenvolvimento sustentável”.

Em comunicado enviado aos jornalistas, a Jornada Principal revela ainda que pretende saber o que vai fazer a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a CCDR-N, relativamente “às toneladas de resíduos biodegradáveis que foram depositados no aterro, desde a entrada da providência cautelar”.

Neste sentido, a associação aproveita para questionar sobre a lista de resíduos que a Recivalongo pode receber deste que o Tribunal Administrativo de Penafiel suspendeu o depósito de lixos biodegradáveis no aterro de Valongo.