Lousada vai adquirir circuito onde se disputa a superespecial do Rali de Portugal e a autarquia já tem um princípio de acordo com o proprietário para comprar a pista da Costilha, de forma a ali realizar melhoramentos e respetivos acessos.

Nesta fase, estão a ser tratados os pormenores da negociação que deve estar concluída na próxima semana, avança o autarca Pedro Machado.

A aquisição da pista e área envolvente, cerca de 10 hectares, são essenciais para ali se criarem várias realidades e dinâmicas.

Há vários anos que a pista da Costilha, situada no centro da vila de Lousada, recebe a superespecial do Rali de Portugal, uma prova do campeonato o mundo, à semelhança da que se disputou no sábado, com milhares de espectadores.

Para o presidente da Câmara, “este investimento só faz sentido” se se criarem “todas as condições para nos habilitarmos a ter novamente essas provas internacionais”.

O autarca aponta ainda a possibilidade de ali se realizar o mundial de ralicross, recuperando, assim, para Lousada uma prova que se realizou durante vários anos naquele circuito.

Para isso, o município tem planeado melhorar as infraestruturas e as acessibilidades do circuito, de forma a criar fluidez no acesso. Também serão feitos investimentos na segurança da pista e no redesenho do seu traçado, incluindo a sua ampliação para norte, além de um novo ‘paddock’, com melhores condições e maior do que o atual.

A aquisição do terreno permitirá à autarquia disponibilizar novos parques de estacionamento e fazer uma nova via, a partir da atual variante, no sentido norte-poente, com ligação variante à Estrada Nacional 106, que vai facilitar as provas e também o trânsito no dia a dia. Assim, a vila “vai crescer de forma planeada e com muita qualidade”, concluiu o autarca.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here