Foto: Pexels/Wendel Moretti (DR)

Valongo associa-se ao Conselho da Europa para celebrar a Semana Europeia da Democracia Local (SEDL), com as crianças e jovens do município.

O programa, que começa já decorre no município e que termina a 21 de outubro, inclui conferências, ações de formação, atividades desportivas e culturais.

“A criança no centro das políticas públicas: Uma cidade melhor para todos” é o tema do encontro internacional, organizada pela autarquia, e que contará com a presença do psicopedagogo italiano Francesco Tonucci.

A conferência está marcada para o dia 20 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde, e, no dia seguite, está agendada a tomada de posse dos conselheiros para o segundo mandato do Conselho das Crianças de Valongo, no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo.

Ainda pela programação deste evento, destaca-se também o seminário inaugural do projeto «Empoderar Vozes Jovens», no dia 19 de outubro, das 10h00 às 13h00, a Sala das Artes, em Valongo, onde terá lugar uma reflexão sobre o papel vital que que os jovens desempenham na vida pública. Trata-se de um projeto financiado pela Agência Nacional Erasmus + e que tem como objetivo promover a participação ativa de jovens na comunidade, revela a autarquia.

A SEDL inclui ainda vasto conjunto de iniciativas dedicadas ao público escolar, que incluem a peça de teatro  «’Se fosse eu que mandasse…’ (título provisório, porque quem manda ainda não decidiu)», o Curso Breve de Cidadania Local, as sessões «Constituição da República Portuguesa em 30 minutos» e «A União Europeia em 30 minutos».

Ainda no âmbito da SEDL, será apresentado o índice de Qualidade dos Orçamentos Participativos da RAP – Rede de Autarquias Participativas e realizado o VI Encontro de Proponentes do OPJV.

Com participação aberta ao público, destacam-se a comemoração do Dia Mundial do Pão na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a Sessão da Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento, zumba inclusiva, teatro para bebés e as exposições «Urban Sketchers desenham o concelho de Valongo», «Manual Breve de Cidadania Local» e «A Construir Comunidade».

“Só com uma Participação mais intensa, esclarecida, informada, autónoma, livre e plural, de todas as idades e condições sociais, conseguiremos defender as nossas Democracias, designadamente das ameaças como a desinformação, a radicalização e os fundamentalismos”, defende o autarca de Valongo, citado na nota de imprensa.

Assim, prossegue José Manuel Ribeiro, “esta é mais uma iniciativa de defesa de processos governativos que tenham lugar em espaços abertos e fluidos, no qual participam múltiplos atores unidos sob a sustentação do interesse coletivo”, sendo que “a participação é essencial à democracia, mas só é interessante, social e politicamente produtiva se for realmente interessada, informada, plural e responsável”.

Por isso, e a terminar, o também presidente da Rede de Autarquias Participativas, reforça que “iniciativas como esta constituem o referencial de ação que garante as melhores condições para uma participação ativa dos cidadãos, de atores públicos e privados, na formulação e implementação das políticas públicas”.