O Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, registou um pico de afluência, entre sexta-feira e sábado, superior a 750 utentes, informou fonte do hospital.

Segundo a mesma fonte, este valor ultrapassou a média do Serviço de Urgência que é de 400 doentes por dia.

“Tratou-se assim de um registo de afluência record e pouco comum, sendo que também entraram no serviço de urgência dezenas de doentes com cor vermelha e laranja,  o que indicia uma gravidade assinalável e naturalmente prioritários”, lê-se na nota enviada aos órgãos de comunicação social.

De acordo com a nota enviada ao nosso jornal, a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa implementou as medidas necessárias para que a situação ficasse resolvida.

“Em momento algum se verificou a falta de enfermeiros no serviço de urgência, declarações que terão sido proferidas pela Sra. Bastonária da Ordem dos enfermeiros”, refere a nota de imprensa, que salienta que o congestionamento do Serviço de Urgência deve-se ao excessivo afluxo de doentes com síndromes gripais e patologias associadas à gripe, além de outras situações mais complicadas derivadas de diversas patologias como AVC e outras.

Da parte do ACES foram também prolongados os horários de atendimento em Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.

“Neste sentido, fazemos o apelo para que os nossos utentes, antes de se dirigirem às urgências, procurem aconselhamento através da linha SNS 24 – 808 24 242 4 e nos Centros de Saúde da sua área de residência. Estas equipas estão preparadas para receber, tratar e, se for caso disso, encaminhar para o Serviço de Urgência todos aqueles que considerarem necessitar de cuidados específicos”, acrescentam os responsáveis pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa que serve uma população superior a meio milhão de pessoas, distribuída por 12 concelhos em quatro distritos tem actualmente a segunda maior urgência do Norte do País e a quarta do país.