Dois professores do agrupamento de escolas Joaquim Araújo em Penafiel, Emília Alves e Duarte Nuno Carneiro, desenvolveram uma linha de mobiliário escolar que resulta de um projecto científico de investigação sobre a postura corporal.

“No âmbito do estudo foram realizadas medições antropométricas aos alunos do 1.º Ciclo do concelho de Penafiel tendo o estudo detectado uma elevada percentagem de casos de crianças com desalinhamento postural, cuja maioria passará com a idade, mas dos quais alguns casos apresentam desalinhamentos mais acentuados constituindo curvaturas visíveis a olho nu”, explica nota de imprensa da autarquia.

Esta nova linha de mobiliário evolutivo permite acompanhar e respeitar as fases de crescimento de cada criança para ser utilizada no primeiro ciclo ou seja para crianças entre os 6 e os 9/10 anos, refere a mesma fonte. A cadeira está preparada para fazer um ajustamento simultâneo em três pontos (altura do assento, profundidade do assento, altura do encosto), fundamentais ao conforto e suporte anatómico do aluno sendo a mesa igualmente ajustável (em altura e inclinação do tampo).

mobiliario

No âmbito do estudo surgiu uma parceria com o município de Penafiel que apoiou o próprio estudo e que equipou 16 salas de aula em quatro centros escolares distintos permitindo que mais de 350 crianças possam beneficiar destes novos mobiliários escolares centrados na postural corporal.

“O projecto visa ainda normalizar procedimentos de diagnóstico precoce em ambiente escolar, para despiste de desalinhamentos posturais, avaliar a postura corporal numa perspectiva de analise comportamental, de carácter longitudinal e ainda a criação de uma linha mobiliário escolar para estudo piloto tendo em conta as orientações técnico-científicas”, refere ainda a Câmara Municipal de Penafiel.

“Considerando o tempo que cada criança permanece sentada na escola por dia, por semana, mês e ano, a postura corporal adequada é claramente um factor determinante para um desenvolvimento físico saudável e uma melhor capacidade de atenção/concentração no processo de aprendizagem. Esta linha de mobiliário vai ajudar os mais pequenos a adoptar a postura mais correcta do ponto de vista da saúde favorecendo, assim, o processo de aprendizagem”, defende Emília Alves, coordenadora do projecto.

Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “a aposta do município na colocação deste mobiliário nos quatro centros escolares, recentemente inaugurados, tem como objectivo melhorar e valorizar todas as componentes que dizem respeito à saúde e aprendizagem dos nossos alunos, através de uma melhor postura corporal”. “Estamos optimistas em relação aos futuros resultados”, afirmou.