Está em curso, em Valongo, um projecto tem como objectivo melhorar a atractividade dos espaços públicos na zona da Gandra, em Ermesinde, e que passa por “criar oportunidades de negócio para o comércio local, reestruturar e criar novos pontos de interesse como praças, parques infantis, zonas de descanso, desenvolvendo uma nova atractividade alavancada por eventos culturais e sociais capazes de contribuir para a construção de uma identidade local e de um espaço público de qualidade”.

Para ajudar a decidir qual o futuro da “Nova Gandra”, o Fórum Cultural de Ermesinde acolheu duas sessões participativas, com um total de 50 pessoas, sendo que os munícipes “puderam contribuir com as suas ideias e sugestões”, revela a Câmara Municipal.

Estiveram presentes, entre outros, técnicos da autarquia, da Vallis Habita, profissionais de Saúde da USF de Ermesinde, membros da Associação de Pais, da EB da Gandra e de Alfena, docentes do Agrupamento de Escolas de Ermesinde e representantes do IEFP, assim como autarcas da Assembleia Municipal, da Junta de Freguesia de Ermesinde e o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro. Já a “sociedade civil fez-se representar por diversas associações culturais, artísticas, desportistas e de acção social, associações de vizinhos, a Refood, comerciantes e moradores da Gandra”, diz nota do município.

“Nestas sessões ficou patente a importância que a população atribui à necessidade da existência de mais espaços verdes públicos, abordando-se também a necessidade de optimização de circulação de tráfego rodoviário na Gandra, e o reforço do estacionamento. Foi notada a urgência da melhoria dos procedimentos de recolha de resíduos sólidos urbanos, da limpeza e manutenção das ruas e passeios. Foram também abordados temas como a importância da aproximação de gerações, através da sua convivência no espaço público. A preocupação com a segurança e com a acessibilidade para todos, nos espaços, foi também transversal em ambas as sessões. Surgiram ainda propostas muito interessantes capazes de atrair visitantes ao Bairro através de expressões artísticas e culturais visitantes novos, nomeadamente através da promoção do trabalho de jovens artistas, transformando o espaço público da Nova Gandra num palco/local de exposição para os mesmos”, refere a Câmara, afirmando que estas sugestões serão analisadas.