O Penafiel Racing Fest está de volta, nos dias 14, 15 e 16 de junho, para uma edição marcante para todos os aficionados de um festival de desporto motorizado, com destaque para o grande tributo ao eterno piloto penafidelense tetracampeão nacional de ralis, e cidadão honorário, Joaquim Santos. A organização é da Câmara Municipal de Penafiel e Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural (CDDC), contando ainda com a parceria de vários clubes e instituições do concelho.

Ao longo dos três dias, não faltará desporto, música e diversão. Na Fun Zone, a Praça de Alimentação coabitará com um cardápio musical de excelência, do EBM ao techno, do house ao metal e ao punk, e com talento penafidelense à mistura. O «After-Party», uma forma de acabar cada dia em grande, num ambiente festivo e agradável, decorrerá na Assembleia Penafidelense.

Já na parte competitiva, a «cereja no topo do bolo» de todo o fim-de-semana, voltam a competir os «bravos» e «bravas» das seis disciplinas que acompanham o Racing Fest desde a primeira edição (Rally Taça Joaquim Santos, Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Drag Race, Rally de Regularidade Clássicos e Motos 50cc), num espetáculo a que se juntam o Radiomodelismo, o Street Basket, o Rally Kids e a Corrida dos Lentos, bem como uma Gincana de Micro-Carros com 75 anos, agendada para a tarde de domingo. 

Durante o Penafiel Racing Fest toda a cidade será palco de eventos desportivos onde o espetáculo do «motorsport» reinará, e promete “atrair à cidade dezenas de milhares de visitantes para um grande fim-de-semana”, refere a organização, em comunicado.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, “à semelhança de todos os anos, o desporto motorizado de elite será uma realidade em Penafiel, em modalidades para todos os gostos. Na Avenida Sacadura Cabral, a nossa pista artificial receberá a sempre aguardada primeira jornada do Campeonato Nacional de Super Enduro na noite de dia 14, estando reservada para o Trial Urbano 4×4 no dia seguinte”, explicou.

Já a Variante do Cavalum voltará a receber “um enorme mar de gente» a 15 de junho, para acompanhar as emoções da Drag Race. O Circuito do Sameiro e as Motos 50cc fecharão, a par do Rally de Clássicos, o evento com «chave d’ouro» no domingo, 16 de junho. Entre os dois primeiros dias de festa, teremos nas estradas da nossa Cidade e das Freguesias um Rally Taça Joaquim Santos que, esperamos nós, terá a melhor edição de sempre em viaturas e pilotos. O espetáculo vai ser imperdível”, destacou.

Antonino de Sousa, autarca de Penafiel, lamentou que a edição deste ano seja marcada pela “ausência da grande figura que, desde o primeiro ano da iniciativa, inspirou este sonho de criar um festival de desporto motorizado que honrasse o legado de Joaquim Santos, um dos maiores e melhores pilotos portugueses de todos os tempos, e que colocou o nosso concelho no mapa do desporto nacional pelas melhores razões”.

Apesar da “tristeza e saudade de não o vermos entregar, como sempre fazia, a taça à dupla vencedora do Rali de Asfalto”, o “eterno campeão e cidadão honorário” vai ter uma exposição dedicada à sua vida e carreira”, um tributo que poderá ser visto por todos na Assembleia Penafidelense”, concluiu o autarca.