Está a decorrer em Lousada a oitava edição do Mercado Histórico de Lousada que, até segunda-feira, vai povoar o centro da vila com recriações históricas, tabernas, artesãos e muita animação.

A Avenida Senhor dos Aflitos e o Largo do Pelourinho vão servir de palco a esta recriação histórica do quotidiano das populações dos meados do século XVII e que se tem vindo a afirmar na região. Com uma forte componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar, através dos agrupamentos escolares do concelho e das suas respetivas escolas, professores e alunos, esta feira tardo-seiscentista vai reviver-se a época pós-Restauração, no contexto de uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil.

Hoje, sábado, e até às 19h00, vai haver animação com artes circenses, música, dança e teatro. Os Carroceis da época, os Jogos Tradicionais, demonstrações e workshops de artesãos de vários ofícios e a Falcoaria vão ser algumas das atividades prevista para o dia.

Às 21h45, no palco junto à estátua do Bispo, vai ser apresentada a peça “As Benzedeiras de Meinedo”, apresentada pelos atores profissionais e amadores e com a colaboração dos músicos profissionais.

No domingo há a destacar a peça “As vizinhas comentam os milagres”, apresentada a partir das 21h45, no palco do Bispo.

Na segunda-feira, feriado, para além das atividades que decorrem durante o dia, a partir das 12h00, a representação “Não há seca que não dê em Milagre”, também a partir das 21h45.

As quatro noites terminam com a manipulação de Fogo Teatral e Musical nos Paços do Concelho.