“Novas Histórias Pintadas”, “Entre Terra e Mar” e “Alma” são as novas exposições que vão ‘assentar arraiais’ na Casa da Cultura de Paredes. Inauguradas no sábado, dia 8, podem ser visitadas até ao dia 30 de junho.

A fita da mostra “Novas Histórias Pintadas”, de António Cabral Pinto, vai ser cortada às 16h00 e, segundo o artista, citado em nota de imprensa, “é um convite para uma experiência sensorial e reflexiva, onde as pinturas se tornam meios de comunicação entre o artista e o espectador”.

“As cores vibrantes, as formas abstratas e as texturas presentes nas obras convocam a uma imersão no universo das emoções e dos sentimentos. Através das pinceladas e das composições, é possível vislumbrar narrativas que se desdobram diante dos nossos olhos, convidando-nos a refletir sobre as nossas próprias histórias e vivências”, concluiu António Cabral Pinto que é artista plástico, professor com formação em pintura e artes visuais e educação tecnológica. É ainda licenciado em Administração Escolar. Realizou a primeira exposição individual em 1971, na Pousada de Maubisse, em Timor. Desde então, tem participado em diversas mostras individuais e coletivas.

À mesma hora, é inaugurada a exposição “Entre Terra e Mar”. De acordo com a autora da mostra, Fernanda Araújo, “cada tela corresponde de uma maneira própria com a sua linguagem pictórica a um momento de conexão profunda, de contemplação e de aprendizagem, situando-me em sintonia com a natureza. É também um processo de autodescoberta, de união com a essência do meu ser”.

Fernanda Araújo nasceu no Porto, em 1954. Participou no Atelier de Pintura da XVIII Bienal, de Arte de Vila Nova de Cerveira, frequentou aulas de pintura ministradas pelo pintor Henrique do Vale e é sócia da Cooperativa Artistas de Gaia. A artista tem integrado diferentes mostras coletivas e individuais.

“Alma” é outra das exposições que marca o mês de junho. A mostra, de António Macedo, é inaugurada no mesmo dia, a partir das 17h00. António Macedo nasceu em 1955, no Porto. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto nos cursos de pintura e escultura, entre 1973 e 1975. Emigrou, mais tarde, para Inglaterra, onde continua a desenvolver a sua arte seus estudos. Mais tarde, obteve o grau de B.A. pela Open University ( U.K.).