Foto: Pexels (DR)

A região do Tâmega e Sousa vai estar sob aviso laranja entre as 18h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado, passando depois a amarelo até às 21h00 de sábado.

Para esta sexta-feira, e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) há a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e de granizo acompanhados de trovoadas nas regiões Norte e Centro (não sendo de excluir a possibilidade de ocorrerem trovoadas secas) e vento a predominar do quadrante sul, podendo ocorrer rajadas convectivas fortes. 

Por sua vez, para a sábado, a previsão é de aguaceiros, por vezes fortes, e granizo acompanhados de trovoadas frequentes e concentradas em especial a partir da tarde nas regiões Norte e Centro e vento a predominar do quadrante sul, podendo ocorrer rajadas convectivas fortes a acompanhar os aguaceiros, diz ainda o IPMA.

Devido a estas condições metereológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta, em comunicado emitido ao final da tarde de hoje, para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras, instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais e por artificialização do solo.

O piso rodoviário vai estar escorregadio, podendo haver queda de ramos ou árvores, bem como a afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia e danos em estruturas montadas ou suspensas.

Por isso, a Proteção Civil pede à população que adote comportamentos que visem minimizar estes efeitos do mau tempo, através da desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes e placares, assim como cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

Na mesma nota, a autoridade solicita à população que não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.