A Rota do Românico distinguiu dez trabalhos de alunos da região, submetidos à quinta edição de um concurso escolar.

Subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico”, candidataram-se 37 trabalhos, nas categorias de ilustração, modelagem e criação literária, que envolveram a participação de 678 alunos, 21 docentes e 16 estabelecimentos de ensino.

Na categoria de Ilustração, dirigida ao pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, a turma do 4.º ano da Escola Básica de Varziela, Felgueiras, foi a grande vencedora, seguida da turma A do 4.º ano do Colégio Nova Encosta, de Paços de Ferreira.

O terceiro prémio foi para a turma do 2.º ano do Grande Colégio, de Paredes. A turma do 4.º ano da Escola Básica de Oliveira do Arda, de Castelo de Paiva, foi distinguida com uma menção honrosa.

Na categoria de modelagem, destinada ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o primeiro lugar do pódio foi para a turma do 5.º ano do Externato Senhora do Carmo, de Lousada. Os prémios seguintes foram atribuídos à turma A do 6.º ano da Escola Básica de Penafiel Sul e à turma B do 6.º ano da Escola Básica, de Lousada Este. A turma do 7.º ano do Externato Senhora do Carmo obteve uma menção honrosa.

Por último, na categoria de criação literária, dirigida ao ensino secundário, a turma do 10.º ano do Externato Senhora do Carmo, de Lousada, foi a grande vencedora, seguida da turma 4C do 10.º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante.

O concurso “A escultura na Rota do Românico” “desafiou a comunidade escolar a explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos, dos tímpanos e capitéis, às mísulas, cachorros, siglas e frisos, entre outros pormenores artísticos”, refere a promotora do concurso.

O júri foi constituído pela ilustradora Carla Anjos, pelo artista plástico Raul Constante Pereira e pela escritora Minês Castanheira.

Todos os trabalhos concorrentes ficam expostos no Centro de Interpretação do Românico até 30 de junho, de terça-feira a domingo.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.