Foto: Verdadeiro Olhar

“Novos desafios da gestão do talento” é o mote de um seminário que decorre amanhã, quarta-feira, no Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, CFPIMM, em Lordelo, Paredes, dirigido a empresários do setor, e que pretende “debater a nova realidade do mercado de trabalho e os desafios que se colocam às empresas na sua relação com as pessoas”. 

Organizado pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, decorre das 14h30 às 18h00, e conta com a participação de Paula Arriscado, especialista em employer branding e key-note speaker do seminário, bem como um painel composto por Catarina Domingos, Margarida Ferreira da Silva, Luís Sottomayor, Pedro Silva, onde vão partilhar a sua experiência e conhecimento sobre um tema que é da maior relevância para as empresas deste setor, esclarece a organização, em comunicado.  

Organizado no contexto do encerramento do projeto Sketch Wood & Furniture, que é um programa de empreendedorismo jovem dirigido a estudantes das regiões norte e centro para “aceleração de projetos empresariais nas indústrias criativas, do design e da tecnologia, aplicados ao setor da madeira e mobiliário”, que tem como meta “contribuir para a capacitação dos jovens estudantes e empreendedores, apoiar novas ideias de negócio em áreas criativas e tecnológicas, identificar e responder a desafios do setor, dinamizar a inovação através de processos de co-criação, acelerar novos projetos empresariais e lançamento de novas start-ups”, lê-se na mesma nota. 

No âmbito do projeto foram desenvolvidas diferentes iniciativas desde concursos de ideias, bootcamps, workshops, ações de mentoria, entre outros, com atribuição de bolsas e prémios para os alunos, de modo a apoiar no amadurecimento dos seus projetos empresariais.

Os jovens empreendedores tiveram, ainda, a possibilidade de interagir com mentores especializados durante as ações.  O projeto SketchWood & Furniture “impactou muitos jovens empreendedores oriundos do ensino secundário e técnico”, assim como do “superior de várias entidades portuguesas”.

Foram mais de 30 ideias submetidas e 20 ideias selecionadas, dos quais quatro foram premiadas com o valor de 5000 euros, que servirão para a criação do seu negócio.