Lousada é o município mais transparente do país no ranking de ‘Transparência Dyntra’, um um instrumento de avaliação das organizações públicas e privadas em Portugal. O primeiro lugar foi atribuído a Matosinhos.

Pelos municípios da região, Valongo ficou em quarto lugar, Paços de Ferreira e Paredes em décimo e Penafiel em 15º, num universo de 50 autarquias avaliadas.

O galardão foi atribuído recentemente em Cascais, no âmbito da realização do “Congresso da Transparência – dos líderes do presente aos líderes do futuro”. Refira-se que, a Dyntra é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica e

Assim, neste ranking, Lousada conseguiu 85,6% dos 139 indicadores que compõem a avaliação, que cobrem áreas como a informação disponível sobre a organização e composição, planos e relatórios, impostos e taxas, a relação com a sociedade, a contratação pública e a transparência económico-financeira nas áreas do urbanismo e do ambiente.

A avaliação é realizada por uma equipa de avaliadores, que analisam a informação disponível nos websites das organizações.

O vereador do urbanismo marcou presença no congresso, evidenciando que esta distinção “vai de encontro ao trabalho desenvolvido no município de Lousada, com total transparência na gestão autárquica, sendo que já não é a primeira vez que este e outros organismos que avaliam a temática da transparência municipal, referenciam Lousada como um exemplo a seguir”.

Quanto aos indicadores conseguidos por Valongo, o município alcançou 62%, Paços de Ferreira e Paredes 34% e, por último, Penafiel, ficou-se pelos 32%.