Susana Ribeiro é a nova líder das mulheres Sociais-democratas de Lousada (MSD) e assume o cargo numa altura em que o PSD local está apostado em tirar a liderança do executivo municipal ao Partido Socialista.
A dirigente já tomou posse, numa cerimónia acompanhada pelo presidente da concelhia, Leonel Vieira, e da distrital, Sérgio Humberto.
Refira-se que, o grupo das MSD integra mulheres de várias áreas profissionais e que consideram a política como “uma forma de intervenção cívica crucial para o progresso de Lousada e do país”, refere o partido, em nota de imprensa.
“As mulheres têm muito a dizer e queremos que todas tenham a oportunidade de marcar a sociedade com as suas ideias e ações”, sustentou Susana Ribeiro, salientando o facto de esta tomada de posse acontecer “num mês e num ano simbólico, porque se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, um marco histórico na conquista dos direitos das mulheres”.
No entanto, a dirigente considerou que ainda há muita luta pela frente, pelo que o grupo que lidera terá como principal desafio “desenvolver iniciativas promotoras da participação da mulher na vida pública e política”, porque “as mulheres têm muito a dizer e queremos que todas tenham a oportunidade de marcar a sociedade com as suas ideias e ações”.
Numa antevisão dos momentos eleitorais que se aproximam, Susana Ribeiro lembrou que o “PSD Lousada está vivo e bem desperto” e reiterou o compromisso de tudo fazer para motivar as mulheres para a participação na vida política.
Já Leonel Vieira realçou também o papel relevante das mulheres nos próximos atos eleitorais, afirmando mesmo que a sua força “será decisiva nas autárquicas de 2025”.
O líder laranja não deixou de mandar um recado ao novo Governo da AD ao reiterar que tem que “cumprir os compromissos assumidos para com o concelho, nomeadamente no que diz respeito à atribuição de médico de família a todos os cidadãos e à celebração de protocolo entre o Estado Santa Casa da Misericórdia de Lousada, para que todos possam usufruir do serviço atendimento permanente nesta instituição”.
Também a construção de novas unidades de saúde, em Lousada e Nevogilde, bem como o apoio ao setor social, para construção de novo lar de idosos em Nevogilde e construção do empreendimento social da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, que abarcará várias valências, incluindo o apoio aos idosos, a cidadãos com deficiência, aos cuidados continuados e paliativos”, que são promessas deixadas pelo atual executivo governativo e que, nesta altura, são enfatizadas por Leonel Vieira.
Neste contexto, o PSD local assume-se centrado nas eleições autárquicas e, por isso, já trabalha nesse ato eleitoral, de forma a que o partido apresente “uma candidatura forte à Câmara Municipal e às Juntas”, porque a estrutura vaticina que vai “ganhar a Câmara”.