Viajar e conhecer novos destinos pode ser uma experiência transformadora. O relato dessa experiência por parte de quem a viveu será sempre diferente, único e exclusivo. Este é o mote de uma sessão de partilha. designada “descobrir e comunicar territórios – um desafio criativo”, que está marcado para o dia 23 de abril, entre as 16h30 e as 18h30, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
A iniciativa tem a assinatura da da Rota do Românico e a empresa VERde NOVO e, nos trabalhos, vão ser apresentados alguns projetos desenvolvidos recentemente no domínio da atividade turística e do património cultural. Participam no evento Alexandra Correia, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Catarina Rocha e Minês Castanheira, do Bairro dos Livros, Carlos Rebelo e Pedro Gomes, da empresa 3Decide, e Luís Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Serão também apresentados publicamente os vencedores da primeira edição do desafio “Travel Book VERde NOVO, de Filipe Carvalho, oTravel Book, e António Tedim, a fotografia.
Para além do público em geral, a sessão “Descobrir e comunicar territórios — um desafio criativo” é dirigida às entidades e profissionais das áreas de turismo, cultura e criatividade.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia, através da página da Rota do Românico, sendo que, no final do encontro, terá lugar uma prova da cerveja artesanal Fidélis, produzida nesta região.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.