Foto: Serralves (DR)

A Lipor, e os seus municípios associados, onde se inclui Valongo, assim como a Fundação de Serralves promovem, de 15 a 21 de abril, a 10.ª edição do BioBlitz, um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o ambiente, biodiversidade e a sustentabilidade.

A iniciativa é dirigida à comunidade educativa e público em geral, com destaque para crianças e famílias. Este é um evento que incentiva todos a construir uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, assente nos princípios orientadores globais da Agenda 2030 das Nações Unidas, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 – “Proteger a Vida Terrestre”.

Esta edição decorre para a comunidade educativa, na semana de 15 a 19 de abril, e para as famílias e público em geral, no fim de semana de 20 e 21 de abril.

Desde 2016, que a LIPOR se associa ao BIOBLITZ como Mmecenas principal, o que já permitiu que cerca de 34 000 alunos e professores das nossas escolas possam usufruir desta experiência, que de outra forma poderiam não ter acesso. Este ano não será diferente e, tal como em anos anteriores, promoveremos a participação das escolas dos 8 Municípios Associados, pela disponibilização de autocarros para a deslocação, o que irá permitir a deslocação de cerca de 9.000 alunos.

Assim, a Lipor, a par com os oito municípios associados, estarão presentes nesta iniciativa num espaço único, uma Clareira das Bétulas, através da dinamização de atividades de caráter ambiental, que tocam temáticas desde a promoção da biodiversidade ao incentivo à reciclagem. Desta Programação fazem parte diferentes tipologias de atividades destacando-se, e no caso de Valongo, velas de cera de abelha, estendal da floresta, hotel de insetos, ‘As Serras do Porto aqui tão perto’, construção de moinhos de água e jogo da água. Para além de muitas outras atividades, vai ser possível encontrar uma zona de relaxamento, um labirinto insuflável da reciclagem, o jogo da macaca e os jogos cornhole e dominó.

O programa na integra pode ser consultado na página da Bioblitz de Serralves.