Cada habitante da área de influência da Lipor deitou fora, por ano, entre 2017 e 2020, uma média de 28 quilogramas de têxteis por habitante.

“A tendência de usar as peças de vestuário por períodos cada vez mais curtos antes de as deitar fora, contribui para padrões insustentáveis de produção e consumo”, refere a Lipor, que, lembra, tem actuado em colaboração com os actores locais em prol da prevenção de resíduos.

Uma das iniciativas são os Mercados de Trocas que visam “sensibilizar para a troca e partilha das peças que já não se usam (…) prolongando assim a vida das peças de roupa que já existem, evitando o seu descarte enquanto resíduos”.

Os Mercados de Trocas têm lugar no Parque Aventura da Lipor, sendo que cada participante pode trazer até cinco peças de roupa (incluindo acessórios) em bom estado e até cinco livros. As peças que trouxer são convertidas em pontos (estes podem ser utilizados como moeda de troca durante o mercado), refere a Lipor.

“O primeiro Mercado realizado, no mês de Maio, contou com 35 participantes, contribuindo para que 96 peças de roupa e 50 livros tenham ganhado uma nova vida”, garante a instituição.

Os próximos Mercados de Trocas terão lugar nos dias 10 de Julho e 11 de Setembro, das 14h00 às 18h00.

“No ano passado iniciamos a iniciativa T-Circular, em parceria com a blogger ‘Lady in Green’, que através da disseminação de uma série de dicas práticas e úteis, pretende ajudar a mudar a forma como os consumidores compram, utilizam e descartam as suas peças de vestuário, adoptando práticas mais conscientes e sustentáveis em relação ao consumo da moda”, explica nota de imprensa. A Lipor criou este ano uma nova parceria, desta vez com a Let’s SWAP, um movimento sem fins lucrativos, constituído por voluntários, que organiza os Mercados de Trocas.

A participação no Mercado de Trocas tem um custo de dois euros a favor da Let’s SWAP, dos quais doará um euro na totalidade a uma instituição de cariz social inserida na área geográfica de influência da Lipor.