O Centro Escolar do Valado e as escolas Básica do Calvário, da Boavista, da Gandra, da Ilha, assim como o Palácio da Justiça e a Sociedade de Distribuição de Vestuário foram as instituições de Valongo que receberam a certificação ‘Coração Verde’ pelas práticas de sustentabilidade e que geram impacto positivo no meio envolvente.

A distinção foi atribuída pela Lipor e municípios associados a um total de 53 entidades, destacarm-se instituições educativas e sociais, tribunais, hotéis e restaurantes.

A entrega dos galardões decorreu no auditório da Central de Valorização Orgânica da LIPOR, num evento que ficou marcado pela “partilha de boas práticas inovadoras e por conversas inspiradoras sobre semiótica ao serviço do ambiente e empreendedorismo”.

” O maior propósito do evento é criar um momento informal de encontro entre parceiros, construindo um espírito de cooperação, que seja influenciador e disseminador de comunidades sustentáveis”, refere a Lipor, em nota de emprensa.

Desde 2014, ano em que se iniciou a implementação do Coração Verde, já foram certificadas 322 entidades, totalizando mais de 251 mil pessoas sensibilizadas diretamente.

As candidaturas à Certificação Coração Verde podem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível em coracao-verde, sendo que são elegíveis organizações públicas e privadas sediadas ou que atuem nos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Refira-se que, a LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Trata, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes.