A Feira da Linguas decorre em Paredes, no Parque José Guilherme, no dia 28 de setembro, quinta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

Com o tema “Povos em Mobilidade”, o evento inclui jogos, concursos, teatro, peddy paper, música e exposições que têm como objetivo “animar os alunos das escolas da região”, como refere a Comissão Europeia em Portugal.

A sessão de abertura, agendada para as 10h00, contará com apresentações do Conservatório de Música de Paredes e do Conservatório de Dança do Vale do Sousa e com a intervenção do Presidente da Direção da APPIS, Paulo Silva.

Durante o dia, os participantes têm a oportunidade de assistir a leituras de livros, workshops, exposições e concertos.

O Dia Europeu das Línguas “tem como objetivo celebrar a diversidade da União Europeia e reforçar o lema “Unidos na Diversidade”. A União Europeia é constituída por 27 países e há 24 línguas oficiais.”

O evento é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Europe Direct – Área Metropolitana do Porto.

O Dia Europeu das Línguas, celebrado a 26 de setembro, é assinalado este ano em Portugal com um programa diversificado. Além de paredes, há também iniciativas em linha, como a que decorre hoje em Madrid, sob o tema “A Raia, as linguas de não fronteira”, uma forma de celebrar as linguas raianas. À tarde, será realizada a conferência “Língua materna e identidade – que futuro para as línguas de fronteira?”.

Depois de Madrid e Paredes, a Feira das Linguas aterra em Beja, nos dias 2, 3 e 4, onde decorre o IV Encontro Fronteiriço, dedicado ao teatro juvenil, e onde vão participar escolas embaixadoras do Parlamento Europeu.