A Unidade de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), conjuntamente com a Unidade de Nutrição e equipa de enfermagem do Serviço de Medicina, promoveu, na sexta-feira, um rastreio metabólico na Escola Daniel Faria, em Baltar, Paredes.

Segundo o CHTS, foram realizados cerca de 100 rastreios à tensão arterial, peso e diabetes a alunos, professores e auxiliares da escola. “Um dos adultos foi referenciado para a consulta de Nefrologia e dois adultos e uma criança para a consulta de Nutrição”, diz nota de imprensa.

A mesma fonte avança que estes rastreios inserem-se no âmbito do projecto “Nefrologia na Comunidade” que está a ser desenvolvido desde 2015 e que consiste na realização de um rastreio metabólico na população escolar da área de referenciação do CHTS.

O próximo rastreio está já marcado para o dia 22 de Fevereiro e será na Escola de Louredo, em Paredes.

O centro hospitalar salienta que, desde 2018, foram feitos rastreios a cerca de 500 alunos de três escolas de Penafiel, tendo sido identificadas diversas situações que motivaram o “encaminhamento imediato” para o hospital.

“De realçar que, actualmente, a Unidade de Nefrologia é constituída por três Nefrologistas e, nos próximos dois anos, vai ser possível tratar a população com necessidade de Diálise no CHTS”, referem.