O Centro Pastoral e Paroquial de S. Miguel de Gandra é inaugurado este sábado, pelas 16h00, numa cerimónia que irá contar a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e outras entidades. O edifício encontra-se situado junto à Igreja Matriz de Gandra.

Ao Verdadeiro Olhar o pároco de Gandra, Felisberto Violinda, nomeado em 2017, realçou que este edifício, orçado em mais de 600 mil euros, é uma obra emblemática, construída de raiz, que vai valorizar a paróquias e dotar a comunidade de um conjunto de valências que esta não dispunha.

“Este era um edifício há muito aguardado por toda a paróquia que só, agora, foi possível concretizar, mas que se reveste de grande utilidade para a comunidade. A antiga residência não dispunha de condições para albergar, por exemplo, as crianças da catequese  e acomodar outros serviços”, disse, salientando que a construção do Centro Pastoral de S. Miguel de Gandra além da nova residência vai passar a albergar, o cartório, as salas de catequese e um salão.

Falando do novo edifício, o pároco Felisberto Violinda recordou, também, o contributo e o papel decisivo que o padre Mário João, pároco de Baltar e Rebordosa e Vigário Paroquial de Gandra teve na condução e tramitação de todo este processo.

“Ele foi decisivo para a construção deste equipamento”, afirmou, sustentando que a construção Centro Pastoral e Paroquial de S.Miguel de Gandra contou, também, com o apoio de várias empresas e famílias, em especial da família de José Fernando Rocha, pai do vereador da Câmara de Paredes, Manuel Fernando, que ofereceu mais de metade do valor total da obra (385 mil euros), sendo a restante verba custeada por uma cooperativa electrificadora e pela comunidade.

O edifício dispõe de um espaço para salas de catequese que vai permitir albergar mais de 300 crianças.