A vila de Lousada acolhe a 25.ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, iniciativa que irá decorrer entre os dias 15 e 17 de Março, numa organização da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) com o apoio da Câmara Municipal.

As jornadas têm como tema “Educação Ambiental e Diálogo Intergeracional: oportunidades e sinergias” e irão contar com a presença de vários convidados nacionais e internacionais, sendo o programa preenchido por diversas comunicações orais, oficinas pedagógicas, estando dividido por três eixos temáticos.

Segundo  a ASPEA, as XXV Jornadas irão decorrer num município que se tem destacado pela aposta na área ambiental, com a promoção de actividades e estratégias direccionadas para a sustentabilidade dos seus recursos e pelo fomento de acções educativas.

Como exemplo deste trabalho a ASPEA destacou o projecto Lousada Jardins; a Bioescola/Bio-Lousada; a publicação da Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade; as Jornadas de Ambiente; Lousada Charcos e o Programa de envolvimento social (fundo ambiental).

A associação apontou, também, outros projectos que considerou relevantes como o projecto Gigantes Verdes (árvores monumentais); projecto Lousada guarda-rios, de envolvimento social; voluntariado internacional; projecto “Munhos” inventário de moinhos de água e a abertura, em 2018/2019, do Centro de Educação e Interpretação Ambiental, como fazendo parte da estratégia ambiental do município lousadense.