A Câmara de Lousada distribuiu 120 routers com acesso à internet para ajudar os alunos no ensino à distância.

“Com este equipamento de banda larga móvel 4G, o plafond de tráfego mensal é ilimitado, tendo ainda capacidade de serviço de hotspot wi-fi para dez ligações, no mínimo. Os routers têm uma velocidade de download até 150 Mbps e de upload até 50 Mbps, com uma autonomia de quatro horas. Desta forma, o trabalho dos alunos que têm de utilizar a internet é facilitado porque a rapidez do serviço é significativa. Muitos dos alunos tinham acesso a ligações com pouca velocidade causando constrangimentos no desenvolvimento das actividades lectivas”, justifica a autarquia em nota de imprensa.

Recorde-se que a Câmara adquiriu ainda 120 computadores portáteis que foram cedidos, a título de empréstimo, aos alunos dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, e ofereceu 120 vales para pequenas reparações de equipamentos usados vales no valor de 30 euros, para alunos com escalão A e B, destinados a suportar as despesas que resultem de reparação de computadores.

No total, o investimento do município ascendeu a 53 mil euros e contou com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas na identificação das carências e na distribuição dos equipamentos e vales.

“A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa disponibilizou 35 tablets e algumas lojas de informática, particulares e empresas disponibilizaram alguns equipamentos. Os agrupamentos de escolas desmontaram as suas salas de informática e cederem os computadores”, recorda ainda a autarquia.