190 bebés nascidos em 2023 receberam um cheque oferecido pelo município de Lousada e que pode ser gasto em farmácias locais.

Esta iniciativa visa “continuar a celebrar o rejuvenescimento do concelho e homenagear, de forma simbólica, as crianças naturais do concelho”. As palavras são da vereadora da Ação Social, Maria do Céu Rocha, que disse ainda que esta oferta pretende ser um “incentivo à natalidade”, porque Lousada tem visto aumentar, sucessivamente, a sua população residente, “tendo passado de 44712 habitantes em 2020, para 47401 habitantes em 2021, traduzidos num crescimento de seis por cento”.

A verba de 60 euros conta com um apoio de 10 euros das farmácias Amândio (Nevogilde), Aveleda, Fonseca, Lopes Caçola, da Vila, Silva Marques (Lustosa), Meinedo, Silva Rocha (Caíde de Rei) e Sousa e Silva (Senhora Aparecida).

Entetanto, a representante da autarquia avançou diversas medidas que têm sido tomadas e que têm como objetivo apoiar a população local como sejam “o prolongamento de horário gratuito para o 1.º ciclo, no período da manhã, o transporte escolar gratuito dos alunos do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, residentes a mais de dois quilómetros, mas também a taxa de IMI que está fixada nos 0.3 por cento e, este ano, a aplicação de uma dedução fixa de 140 euros para agregados com três ou mais filhos”.

“A autarquia tem apoiado as famílias mais carenciadas, sobretudo neste período em que muitas foram afetadas pela subida do valor de compra ou arrendamento da habitação, bem como a subida generalizada de preços”, destacou ainda a vereadora que concluiu ainda que foram estas e outras medidas que levaram à distinção, pelo sexto ano consecutivo, de “Autarquia+ Familiarmente Responsável” pelo trabalho ao nível da ação social, nomeadamente por práticas amigas das famílias, mas também pelo trabalho nas áreas do desporto, cultura, apoio económico e políticas fiscais amigas das famílias”.