As obras que estão a ser realizadas no nó de Ermesinde, em Valongo, vão ficar concluídas no final do mês de Outubro, avançou ao Verdadeiro Olhar o porta-voz da Brisa, a concessão rodoviária responsável pela intervenção.

Manuel Melo Ramos acrescentou ainda que também o túnel de Águas Santas, na Maia, ficará concluído até ao final deste ano.

A empresa salienta que foram investidos “43 milhões de euros” nesta empreitada que inclui “o alargamento da plena via no sublanço Ermesinde/Águas Santas e que está na fase final da conclusão”. Aliás, o representante da empresa destacou, após questionado pelo Verdadeiro Olhar que, esta “é uma empreitada muito complexa”. Porque, por um lado, “está a ser realizada num sublanço da A4 (Ermesinde/Águas Santas) que tem uma elevada utilização, com um tráfego médio diário acima de 80.000 viaturas”. Algo que tem obrigado a “um esforço adicional no planeamento dos trabalhos, de forma a mitigar o mais possível o impacto causado nos clientes”.

Por outro lado, “porque incluiu a construção de um novo túnel (a galeria Norte), a reformulação de dois túneis já existentes (as galerias Sul e Central), o alargamento da plena via de duas para quatro vias de circulação e ainda as reformulações das praças de portagem e do nó de Ermesinde”. Razões que levaram ao faseamento dos trabalhos que, recorde-se, começaram em Julho de 2015.

Assim, a partir de Janeiro de 2023, “este sublanço da A4 terá um fluxo de trânsito mais fluído, com viagens mais rápidas e seguras, com quatro vias de circulação em cada sentido na plena via e quatro faixas na galeria Norte no sentido Ermesinde/Porto”, duas vias de circulação na galeria Sul no sentido Porto / Ermesinde e mais duas na galeria Central no sentido Matosinhos / Ermesinde”.

Também vão ser criadas “duas novas praças de portagem, resultantes de alargamentos, para substituir as antigas que existiam junto à estrada nacional 208”,. acrescentou.

Estas novas praças de portagem, que actualmente já se encontram em operação, ficam localizadas na auto-estada, em espaços laterais à plena via, mantendo-se exatamente os esquemas de portagem actuais em vigor, quer em valor como em trajetos cobrados, assegurou ainda Manuel Melo Ramos.

Até à conclusão desta empreitada, vão ser realizadas mais “interrupções pontuais do trânsito nos ramos de acesso e de saída da A4 no nó de Ermesinde”, como tem acontecido nos últimos meses.

Para minimizar “o impacto no nível de serviço da nossa auto-estrada, estes cortes de trânsito serão feitos, maioritariamente, no período noturno, sendo sempre possível utilizar desvios por percursos alternativos devidamente sinalizados”, explicou o responsável da empresa.