Os anos passam, a tradição mantém-se. Este ano, o VERDADEIRO OLHAR volta a destacar as Figuras e os Factos que mais marcaram a região no ano de 2015.

E numa região fértil em projectos sociais pioneiros, em actividades culturais que arrastam multidões, em jovens que se destacam além-fronteiras, em empresários que mostram garra em tudo o que fazem, clubes que com muito pouco ajudam atletas a brilhar cá dentro e lá fora e políticos que continuam a fazer o melhor pelas suas populações, muito haveria a dizer. Mais uma vez, destacamos os três de cada categoria que acreditamos que levaram mais alto o nome da região. A escolha, como sempre, será injusta para muitos que também desenvolveram um trabalho meritório.

Este ano não fugimos também à regra de atribuir o título de Personalidade do Ano. Pelo ano de ouro que tiveram, ao conquistarem dois prémios internacionais de arquitectura e ao serem destacados pela prestigiada revista Wallpaper como estando no lote dos 20 melhores novos talentos do mundo, elegemos o ateliê Spaceworkers, de Henrique Marques e Rui Dinis, para Personalidade do Ano 2015.

 

Casa de Sambade premiada internacionalmente

Eles venceram dois prémios internacionais e o seu ateliê de arquitectura foi considerado pela prestigiada revista Wallpaper como um dos 20 melhores do mundo entre os novos talentos. É preciso dizer mais para explicar porque escolhemos os Spaceworkers – Henrique Marques e Rui Dinis – como Personalidade do Ano 2015? Não seria, mas vamos dizer à mesma.

O ano foi de ouro, é certo, mas não é de agora que os dois arquitectos paredenses andam a dar nas vistas. Desde que foi criado, em 2007, o gabinete de arquitectura Spaceworkers tem desenvolvido projectos criativos e inovadores que saltam, muitas vezes, para a divulgação internacional. Sorte? Talvez. Mas também muito trabalho, empenho e dedicação a um ateliê que fizeram questão de sedear em Paredes. “Para nós é ponto de honra ficar em Paredes e, a partir de Paredes, fazer arquitectura para o mundo”, afirmaram os Spaceworkers, durante a gala em que foram distinguidos com a Medalha de Ouro Municipal da Câmara de Paredes, também este ano.

Foto: Fernando Guerra
Foto: Fernando Guerra

Mas vamos a factos. 2015 foi o ano em que a Casa de Sambade, projectada por este gabinete de arquitectura, ficou famosa ao ser considerada um dos “edifícios do ano” do site Archdaily. Esta não foi a primeira vez que estes arquitectos tiveram obras projectadas por eles nesta competição, mas foi a primeira vez que chegaram à final. Numa competição com 14 categorias, que começou com mais de três mil projectos, a casa, construída em Penafiel, conseguiu figurar entre os 70 finalistas. A votação dos utilizadores desta plataforma permitiu ainda ao edifício vencer este prémio internacional de arquitectura na categoria “Casas”.

Realce-se que o prémio internacional de arquitectura “Building of The Year 2015” tem a particularidade de ser atribuído pelos mais de 350 mil visitantes diários desta plataforma digital onde são divulgados trabalhos de arquitectos de todo o mundo. Foi por isso, um reconhecimento do público ao trabalho dos Spaceworkers.

Os prémios internacionais não ficaram por aqui. Depois de, em 2014, o projecto do Centro de Informação da Rota do Românico de Paredes de Henrique Martins e Rui Dinis ter conquistado uma menção honrosa especial nos A+Awards, foi a vez de a Casa de Sambade se destacar. A obra ficou entre os finalistas de duas distinções da plataforma online Architizer.

Ao todo eram mais de 200 finalistas de 100 países diferentes em competição. Um júri alargado com 300 profissionais escolheu os cinco finalistas de cada categoria e elegeu um vencedor. Já o mais de um milhão de visitantes mensais desta plataforma podia votar nos seus preferidos. E foi o público que mais uma vez distinguiu este gabinete de arquitectura. Os Spaceworkers conquistaram o A+ Popular Choice (prémio atribuído pelos visitantes do site), na categoria Residencial – Casas Privadas XL.

 

Na capa da Wallpaper

Revista Wallpaper

Só isto já teria feito de 2015 um ano fantástico para estes paredenses. Mas o ateliê que criaram, que já elaborou mais de 50 projectos e que já viu pelo menos 12 edifícios construídos, ainda recebeu mais um reconhecimento internacional. A prestigiada revista de arquitectura e design Wallpaper considerou os Spaceworkers um dos 20 melhores gabinetes de arquitectura emergentes do mundo. Além de fazerem parte desde lote de novos talentos mundiais, a Casa de Sambade de Henrique Marques e Rui Dinis figurou na capa da revista. “O último projecto dos Spaceworkers é um impressionante centro cultural em forma de casa. Mas foi o portfólio da empresa com casas lindas que nos chamou à atenção”, lia-se na plataforma online da Wallpaper que considerava os paredenses como “estrelas em ascensão”, e os comparava aos arquitectos suíços de renome Herzog & de Meuron, que desenharam o novo edifício da galeria de arte moderna Tate Modern.

Por serem uma “marca de prestígio de Paredes” e pela “obra notável” que têm desenvolvido, os arquitectos receberam, ainda este ano, a Medalha de Ouro Municipal da Câmara de Paredes.

Agora recebem mais este reconhecimento do VERDADEIRO OLHAR.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano