Seis projectos sociais da região premiados na iniciativa “Bairro Feliz”

São de Lousada, Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo. Donativos foram entregues na semana passada

0

Seis projectos da região que promovem uma relação mais próxima e activa com o bairro, contribuindo para o bem-estar dos bairros e dos vizinhos, foram premiados na iniciativa “Bairro Feliz”, o programa de responsabilidade social do Pingo Doce. Os donativos já foram entregues na semana passada. No total houve 630 causas inscritas, sendo que 133 foram premiadas.

O prémio da loja de Lousada – Cristelo foi entregue ao projecto “Happy Children”, apresentado pela Associação Social Recreativa e Cultural Ao Encontro das Raízes, com o objectivo de adquirir um computador e retroprojector, para as actividades de lazer do CATL e para apoio ao estudo.

Em Paços de Ferreira, o vencedor da votação do público foi o projecto do Centro Social e Paroquial de Carvalhosa, o “Anda Brincar…Ajuda-me a Crescer…”. A meta é equipar a creche com mais brinquedos exteriores, de aprendizagem e de psicomotricidade uma vez que o acto de brincar desperta a criança para o mundo ao seu redor e que os brinquedos são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

No âmbito de uma candidatura da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Básica nº 1 de Rebordosa, a Loja de Lordelo, Paredes, através da votação dos clientes, vai apoiar o “Projecto Incluir!” que vai equipar uma sala com novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), onde se encontra sediada a Unidade Especializada, que alberga alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Em Penafiel, o donativo foi entregue à Escola de Música da Banda Musical de Lagares, que concorreu ao programa com a causa “Um piano para a nossa escola”. O que se pretendia era adquirir um piano para substituir o que avariou e que é essencial para as aulas de formação musical. Vai servir 48 alunos. “Começaram as aulas e para as aulas de formação musical e aulas de piano ele é indispensável”, explicava a instituição.

Em Valongo, são três as iniciativas que vão ser apoiadas. Na loja Ermesinde – Praceta venceu o “Ler + é na Gandra”, da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da Escola da Gandra. A meta é dotar a nova biblioteca com livros novos e equipamentos electrónicos, como computadores e tablets, criando condições para que os alunos vivenciem aprendizagens significativas e valorizem o seu crescimento pessoal, académico e social. Na loja Valongo – Rua da Passagem o donativo foi para a ideia “Cadeiras de Rodas Solidárias”. O Conselho de Zona de Valongo da Conferências Vicentinas propõe-se adquirir material ortopédico diverso (cadeiras de rodas, andarilhos, cadeiras sanitárias, etc.) para ajudar os idosos mais pobres das freguesias de Valongo, Ermesinde, Sobrado e Campo.

Por fim, na loja Valongo – Susão a escolha dos clientes passou por ajudar o “Ronda ComVida – Colmatar as carências mais urgentes dos Sem-Abrigo, Famílias ou Indivíduos carenciados com tecto”, ideia apresentada por um grupo de vizinhos. “Semanalmente Ronda ComVida distribui 120 refeições a indivíduos e famílias carentes e sem-abrigo. As refeições são confeccionadas pelos voluntários. A comunidade apoia com a oferta de bens alimentares. É nossa pretensão oferecer-lhes meios de apoio à confecção dos alimentos de forma mais rápida e com melhor qualidade, obtendo fundos para a aquisição de um fogão e um forno industrial”, justificavam.