A nova equipa profissional de ciclismo da Rádio Popular – Paredes – Boavista vai apresentar-se na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, pelas 19h00, no Pavilhão Multiusos de Paredes, com o objetivo de “fazer história na Volta a Portugal”.

A estrutura da equipa de 10 ciclistas revela-se assim “mais ambiciosa” ao querer “reforçar a presença nos pódios das competições de ciclismo portuguesas e nas provas internacionais”, revela a estrutura, em comunicado.

Além das provas do calendário nacional, com destaque para a 85.ª Volta a Portugal, a equipa irá participar em corridas importantes internacionais, nomeadamente em Espanha.

O diretor desportivo do grupo considera que “a estrutura está unida na ambição de competir ao mais alto nível com atletas jovens”, sendo a grande aposta para a nova época “fazer história na Volta a Portugal”.

José Santos sublinha a importância dos patrocínios, “além da autarquia e de empresas de Paredes, o que representa um “sinal evidente da integração da estrutura na comunidade local, para 2024 conta mais uma vez com a Rádio Popular como master sponsor”.

O líder destaca também a crescente ligação e proximidade da equipa com Paredes, “um concelho cada vez mais aberto ao desporto, à educação e à cultura e uma terra de tradições na modalidade e que é o maior epicentro do ciclismo nacional”.

Vestem a camisola da Rádio Popular – Paredes – Boavista os seguintes corredores: André Soares (25 anos, de Estremoz, rolador), Tiago Nunes (20 anos, de Paredes, trepador), João Martins (20 anos, de Vila Nova de Gaia, sprinter), Daniel Dias (23 anos, de Vila Nova de Gaia, rolador), Raul Rota (25 anos, de Barcelona, contrarrelogista), Tiago Leal (25 anos, de Paredes, trepador), Francisco Panuela (23 anos, da Venezuela, completo), Hélder Gonçalves (24 anos, de Barcelos, trepador), Hugo Nunes (28 anos, de Paços de Ferreira, contrarrelogista) e César Fonte (37 anos, de Viana do Castelo, trepador e capitão da equipa).

A Câmara Municipal de Paredes apoia a modalidade e o autarca considera “estratégico continuarmos a investir e apoiar o ciclismo, promovendo a notoriedade do nosso território. Paredes vive o desporto com intensidade e em todas as vertentes”.

Para Alexandre Almeida “a renovação da parceria entre a equipa de ciclismo e o município é uma boa aposta para continuarmos a divulgar Paredes, a identidade cultural, as tradições, a produção do mobiliário que é a nossa principal indústria e o turismo”.

E lembra que Paredes é uma terra onde há grandes ciclistas, elencando nomes como “Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa”, o que demonstra a “verdadeira paixão dos paredenses pelo ciclismo”. Para além disso, esta é uma modalidade “praticada diariamente por centenas de atletas de todas as idades”, por isso, o município incentiva os jovens nas escolas, nos clubes amadores e profissionais à prática do ciclismo”.

A equipa de ciclismo profissional do Boavista é uma das mais antigas do pelotão internacional, com uma prática ininterrupta de 40 anos de atividade.

Ciclistas da equipa ádio Popular – Paredes – Boavista

André Soares, nascido a 22/04/1999, é de Estremoz e rolador. Atleta paralímpico, campeão de mundo e nacional, fará parte da equipa profissional dadas as suas qualidades como atleta.

Tiago Nunes tem a sua segunda temporada na equipa, onde se espera este ano a sua afirmação, no seu terreno predileto, a montanha.

João Martins corre pelo segundo ano de profissional. O sprinter faz parte dos quadros da Seleção nacional, e, em 2023, teve uma forte evolução, esperando-se que possa discutir algumas provas do calendário nacional ao sprint.

Daniel Dias é o primeiro ano na equipa. Rolador e ciclista de equipa, é um ciclista combativo, com boas performances no contrarrelógio.

Raúl Rota nasceu em Barcelona, Espanha, e é contrarrelogista. A formação de Paredes acredita que 2024 será o ano da sua afirmação.

Tiago Lela é de Paredes e um bom trepador, tendo todas as condições para estar com os melhores em provas duras e seletivas.

Francisco Penuela é um ciclista todo o terreno, com excelentes referências em provas internacionais do escalão sub-23.

Hélder Gonçalves, o primeiro ano na equipa. O ano passado foi 11º na Volta a Portugal e é considerado um dos melhores trepadores nacionais.

Hugo Nunes é de Paços Ferreira, mas vive em Paredes. Tem sido um dos ciclistas protegidos da equipa, e tem vindo ano após ano a evoluir de forma constante. Rápido, defende-se a subir e faz bons contrarrelógios.

César Fonte fez uma última excelente temporada e foi rei da montanha da Volta. Ciclista experiente, com boa leitura de corrida e o capitão da equipa.

A equipa técnica é constituída por

José Santos, diretor desportivo

Preza Fernandes, médico,

Tavares Rijo, diretor do Boavista

Luís Machado, diretor desportivo

Miguel Barbosa, diretor adjunto

Fernando Campos, diretor de marketing

Diogo Sousa, diretor de comunicação

Ivo Fernandes, mecânico

Nelson Silva, massagista

e Soares dos Reis, relações pública