Foto: DR

O PSD Paredes acusou, hoje, a Câmara de Paredes, de mentir ao dizer que investiu 100 mil euros em máscaras sociais para distribuir à população. O partido da oposição sustenta ainda que os paredenses são obrigados a pagar as máscaras “duas vezes”.

Em causa o projecto da autarquia “Uma máscara por quem socorre” que arrancou esta semana, em que o município disponibilizou às cinco corporações de bombeiros do concelho e às duas delegações da Cruz Vermelha Portuguesa máscaras, no valor de 100 mil euros, que podem vender ao preço simbólico de um euro, arrecadando verbas.

“As máscaras até podem chegar à população, mas depois de bem pagas pelos paredenses e do trabalho árduo dos voluntários da Cruz Vermelha e dos Bombeiros para arrecadarem algum dinheiro, que deveriam receber sem precisarem de mendigar”, critica o PSD em comunicado.

O PSD diz concordar com a distribuição de máscaras à população, mas não com o processo.

“Ao oferecer máscaras às delegações da Cruz Vermelha e aos Bombeiros para que as vendam, está a usar uma estratégia para iludir os paredenses, à espera que estes caiam numa falácia: a Cruz Vermelha e os Bombeiros ajudam a população, a autarquia doa-lhes as máscaras, logo a autarquia está a ajudar toda a população e também estas instituições. Mentira!”, sustenta o PSD Paredes.

O partido salienta que para arrecadar um montante razoável, estas instituições terão de vender todas as máscaras. “Numa altura em que as instituições se debatem com problemas vários, Alexandre Almeida consegue arranjar mais um à Cruz Vermelha e aos Bombeiros. Não seria mais fácil e justo se entregasse um subsídio extraordinário a estas instituições, que bem merecem? Esta é uma posição que sempre defendemos”, dizem os social-democratas.

Apontam ainda outro aspecto que os leva a discordar deste projecto municipal: “os paredenses pagarão as máscaras duas vezes, porque o dinheiro que sai dos cofres da autarquia é público (aspecto que este executivo socialista parece esquecer) e o usado para pagar as máscaras e ajudar as instituições sai do bolso deles também. Inconcebível!”

Contactada pelo Verdadeiro Olhar, a Câmara de Paredes limitou-se a dizer que “antes de ser pública, esta acção solidária foi apresentada às cinco corporações de bombeiros e às duas delegações da Cruz Vermelha do concelho, assim como as presidentes de junta e aos vereadores do PSD”. “Todos concordaram e consideraram esta uma boa medida”, sustenta a autarquia.