Retorta arrecadou três prémios

Com mais de uma dezena de peças apresentadas por associações do concelho, terminou mais uma edição da Mostra de Teatro Amador do concelho de Valongo. Foi uma iniciativa com mais de um mês, durante o qual subiram ao palco dezenas de actores amadores. No final houve prémios e um incentivo para se prosseguir com a aposta no Teatro.

A Mostra de Teatro Amador 2016 terminou com a entrega dos Prémios às associações que se distinguiram nas diferentes categorias e se apresentaram perante um júri constituído pelos actores profissionais Alexandre Falcão, Romi Soares e Mário Moutinho.
“Queres um Bom Con(c/s)elho?” da Associação Cultural e Recreativa Fora D´Horas arrecadou o prémio de Melhor Espetáculo, mas foi o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta que arrecadou mais prémios. Com a peça “Quero-te Como ao Sal”, o núcleo de teatro do Grupo Dramático e Recreativo de Retorta conquistou os galardões de Melhor Figurino, Melhor Encenação e Melhor Actriz. Também o Grupo Cénico S. Vicente de Alfena, com “O Segredo”, teve o seu desempenho reconhecido com a conquista dos prémios de Melhor Luminotecnia e Melhor Cenografia. O galardão de Melhor Sonoplastia seguiu para o grupo Casca de Nós da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, com a peça “A Viúva do Saudoso”. O prémio de Melhor Actor foi atribuído a Daniel Marques, com a personagem José na peça “A Promessa”, apresentada pelo Teatro Amador Susanense.

Na cerimónia de encerramento e entrega dos prémios da Mostra de Teatro Amador, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, revelou que os custos directos da Mostra foram 17 mil euros e incentivou as associações a prosseguirem a aposta no teatro.