Já está a funcionar, desde segunda-feira, o Mercado da Terra, projecto da Cooperativa Agrícola do Concelho de Paredes e da Embaixada da Juventude.

Localizado nas instalações da Cooperativa, no parque da feira, este espaço quer ser mais que um mercado e conta com venda e degustação de produtos dos agricultores do concelho e de pequenas empresas da região. Assume-se ainda como um espaço de formação, de artes e de apoio à criação de negócios na área agrícola.

Durante a inauguração oficial, o presidente da Cooperativa, José Barbosa Leão, lembrou que este é um espaço “diferente do tradicional”.

“Vamos potenciar os produtos regionais de Paredes e comercializar produtos que, não sendo da terra, não fazem concorrência aos da terra. Queremos aproximar os agricultores da Cooperativa e também a população”, afirmou.

Já Paula Rocha, presidente da Embaixada da Juventude, referiu que querem que este seja “um espaço onde os agricultores se sintam bem e apresentem os seus produtos e formas de cultivo”. “Vai ser possível consumir alguns produtos e ainda vamos realizar eventos e workshops”, adiantou. Os primeiros serão já em Julho, passando por temas como a nutrição e por uma prova de vinhos.

Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Paredes elogiou o trabalho realizado. “Não conheço nenhuma Cooperativa como esta que tenha percebido que a agricultura mudou. A expectativa que tenho é que este espaço, bem dinamizado, terá condições para atrair a juventude e a comunidade empresarial”, sustentou Celso Ferreira.

“Este espaço pode ser de referência para a economia local. Tenho orgulho de ter ajudado a construir esta nova fase da Cooperativa que está condenada ao sucesso”, terminou o autarca.