12 estagiários e três novos sub-chefes foram promovidos na cerimónia do 91.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada.

Segundo o presidente da direcção, Antero Correia, a promoção destes 12 elementos e dos três elementos que subiram à categoria de sub-chefes vão reforçar o quadro de pessoal da corporação e fazem parte da estratégia e da aposta que a associação em articulação com o comando têm vindo a realizar no sentido de prestar um melhor serviço à comunidade.

Antero Correia referiu, também, que os 12 elementos promovidos passaram por um processo de formação e vão estar, agora, ao serviço da população e que a sua preparação é vital para o cumprimento das missões que lhe estão atribuídas.

Falando do 91.º aniversário, o responsável pela direcção dos Bombeiros de Lousada destacou que a corporação está viva e apesar de todas as dificuldades está a fazer o seu percurso no sentido de ser, cada vez mais, uma referência na prestação do socorro e na protecção da comunidade.

Quartel de raiz será solução

Questionado sobre as obras de remodelação e ampliação, um desiderato que a actual direcção dos bombeiros tinha assumido, Antero Correia referiu que a remodelação do quartel continua a ser um imperativo, mas sofreu um revés devido ao facto de o negócio para a aquisição do terreno para ampliação do quartel ter sido inviabilizado.

“O que estava previsto inicialmente era adquirir um espaço na Rua de Santo António, que funcionaria como complemento ao quartel, mas foi exercido o direito de opção e o negócio tornou-se inviável”, afirmou.

Como alternativa, o dirigente avançou que a opção terá de passar pela aquisição de um terreno na zona limítrofe da vila que possibilite construir um quartel de raiz.

“ É um desiderato que gostaria de concretizar, porque os bombeiros, de facto, merecem ter condições condignas e enquanto presidente da instituição, bater-me-ei por concretizar esse objectivo”, assegurou, salientando, no entanto, que o seu foco, neste momento, passa por consolidar financeiramente a corporação, assegurar o melhor socorro à comunidade e dotar a instituição de meios e equipamentos necessários para os soldados da paz cumprirem com a sua missão.

Além do tradicional hastear das bandeiras e da romagem aos cemitérios, o 91.º aniversário dos Bombeiros de Lousada ficou marcado pela realização de uma missa na Igreja do Senhor dos Aflitos em prol dos soldados da paz já falecidos seguido de um almoço/confraternização que decorreu no quartel.

Os Bombeiros de Lousada têm um total de 90 elementos e um parque automóvel constituído por 30 viaturas.