Foto: Pexels/RDNE Stock project (DR)

O município de Valongo vai ter mais 101 habitações sociais, num investimento que ronda os 14 milhões de euros. A adjudicação das empreitadas foi aprovada na última reunião do executivo e os empreendimentos, denominados Quinta da Lousa e Outeiro do Linho, vão ser edificados ao abrigo do programa 1º Direito, assim como aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que, e em caso de sucesso, representam um financiamento de 100% do investimento.

A autarquia revela que foi revista recentemente a Estratégia Local de Habitação, tendo aumentado o valor de investimento relativamente à primeira versão, sendo que, agora, estão previstos 76 milhões de euros, destinados à construção de 367 fogos, à compra e reabilitação de outros 52 e, por fim, à reabilitação de 686 casas que a Câmara Municipal possui atualmente.

Com a submissão da candidatura para os dois empreendimentos adjudicados, Valongo conseguiu submeter candidaturas para todas as principais ações previstas na estratégia local de habitação e o município aguarda aprovação.

O 1.º Direito é um prrograma de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma casa.